Pragas
Confira abaixo algumas das pragas que atingem a nossa região.

Mosquito
São insetos holometábolos, ou seja, tem o ciclo completo: ovo, larva, pupa e adulto. Se desenvolvem em águas paradas. Após a cópula ela vai à procura de sangue de animal de sangue quente para poder ovular e aí então ocorre a fecundação. Macho e fêmea se alimentam de seiva vegetal. A maioria dos mosquitos pertence a três desses gêneros:

Aedes spp - Os ovos resistem muito bem aos períodos de seca e quando ficam sob a água retornam sua biologia. Os mosquitos Aedes apresentam mancha brancas nas articulações. São exemplos os mosquitos da febre amarela urbana e dengue (Aedes aegypti) e o mosquito tigre asiático (Aedes albopictus) que é mais resistente ao frio que o Aedes aegypti. Eles persistentemente picam mamíferos (especialmente os seres humanos), principalmente na madrugada e no início da tarde. As picadas são dolorosas.

Anopheles spp - tendem a procriar em corpos permanentes de água doce. Os mosquitos anofelinos incluem diversas espécies transmissoras da malária.

Culex spp - tendem a procriar em corpos tranqüilos de água parada. Os mosquitos culex têm abdomens sem pontas salientes. Incluem diversas espécies como a que mais existe na América do Norte, o (em inglês) "northern house mosquito". Voam pouco e tendem a viver poucas semanas, apenas durante os meses de verão. Persistentemente picam (preferem mais os pássaros aos seres humanos) e atacam na alvorada ou depois do crepúsculo. As picadas são dolorosas.